Lipton Ice Tea Verpakking

UM GÉNIO DO MARKETING

Pioneiro inato, Sir Thomas investiu fortemente na autopromoção do negócio, recorrendo a estratégias publicitárias inovadoras sempre que identificava uma oportunidade. Quando a primeira loja Lipton abriu em Glasgow, 1871 celebrou o momento importando o maior queijo do mundo. De seguida, imprimiu “Vales de Crédito Lipton” e colocou-os estes dentro do queijo, chamando a atenção de muitos clientes, pois estes esperavam que dentro das fatias de queijo que comprassem, encontrariam vales para gastar na mercearia.  Este homem sabia como agradar o seu público e isso trouxe-lhe recompensas. Não demorou até ter toda uma nação de fiéis apreciadores dos produtos Lipton.

Duurzamamere Lipton Ice Tea verpakking

O NASCIMENTO DO CHÁ LIPTON

As origens do Lipton Chá Gelado remontam ao nosso estimado Sir Thomas Lipton. Após abrir a primeira mercearia em Glasgow em 1871, onde vendia chá aos seus clientes, viu o potencial que existia na aromática bebida e decidiu comprar várias plantações de chá no Ceilão (hoje, Sri Lanka).​

Foi o início de uma revolução que o levaria a democratizar o acesso e o consumo de chá. Acreditando que o chá deveria ser desfrutado por toda a gente, e não apenas pelas classes mais ricas, Sir Thomas encontrou formas menos dispendiosas de embalar e transportar o chá, tornando-o disponível às pessoas comuns. O chá Lipton revelou-se um sucesso imediato, chegando rapidamente ao mundo inteiro, sendo hoje em dia, apreciado por milhões de pessoas.

Mass Balance Schema

A LIPTON JUNTA-SE À FESTA DO CHÁ GELADO

Só em 1879 o Chá Gelado seria mencionado no livro de culinária “Housekeeping in Old Virginia”. Neste livro, a autora recomendava que se deixasse o chá verde infundir por um dia, para depois “encher uma cuvete de gelo colocar duas colheres de açúcar granulado em cada, e depois verter o chá sobre o açúcar e o gelo”. ​

Contudo, a grande oportunidade para o Chá Gelado chegaria 25 anos depois, durante a Feira Mundial de St. Louis em 1904. O tempo quente inspirou Richard Blechynden, dono de uma plantação de chá, a juntar gelo às amostras de chá que distribuía aos visitantes. O resultado refrescante e surpreendente foi um êxito imediato. Foi esta oferta promocional que colocou o Chá Gelado no topo das preferências.​